Nomeia-se leucemia os canceres das células sanguíneas da medula óssea, em sua maioria os glóbulos brancos e, geralmente, é de origem desconhecida.
A medula óssea é o local onde são produzidas as células sanguíneas e ocupa o centro dos ossos. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.
Existem alguns tipos de leucemia. A classificação baseia-se no crescimento podem ser uma leucemia aguda (crescimento rápido) ou crônica (crescimento lento) e também a partir do tipo de célula acometida: células linfoides ou células mielóides.
Principais tipos de leucemias:
· Leucemia Linfoide Aguda: Mais comumente observado em crianças e apresenta rápido desenvolvimento
· Leucemia Linfoide Crônica: Afeta principalmente indivíduos adultos, geralmente a partir dos 50 ano. Tem crescimento mais lento. Raramente ocorre em crianças.
· Leucemia Mielóide Aguda: É o tipo mais comum de leucemia em adultos e tem desenvolvimento muito rápido. Raramente ocorre em crianças. Na leucemia mieloide aguda a medula óssea produz muitas células sanguíneas anormais que se acumulam pelo corpo.
· Leucemia Mielóide Crônica: Caracteriza-se por uma produção excessiva de glóbulos brancos e por ter uma evolução lenta. Acomete em geral pessoas idosas.
Fonte : INCA
Comentários