top of page

DICAS DE PREVENÇÃO - ACIDENTES DE TRANSITO

As mortes ainda são muitas e poderiam, em grande parte, ser evitadas por meio de uma maior conscientização de todos que fazem parte do trânsito — pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.


Conheça 4 dicas para evitar acidentes de trânsito


1. Respeite os limites de velocidade

Antes de pisar no acelerador, considere que o limite de velocidade imposto em cada via não é por acaso. Estudos que envolvem a própria condição do local, o fluxo de trânsito e os riscos, entre outros fatores, influenciam essa velocidade máxima permitida.

Por isso, respeitar a sinalização, independentemente se você está em uma rua ou rodovia, é uma das melhores maneiras de manter a sua segurança — e de todos à sua volta. Ao manter a velocidade permitida, o motorista consegue reagir a tempo, caso haja algum imprevisto, bem como controlar o próprio carro.

Imagine, por exemplo, um animal na pista ou o asfalto escorregadio: se o veículo estiver em alta velocidade, as chances de você conseguir desviar ou manter o controle são bem pequenas, o que pode causar um acidente apenas com o seu automóvel ou envolvendo outros que estão trafegando ali.


2. Esteja em boas condições

Infelizmente, é comum as pessoas pegarem o volante sem as condições físicas e psicológicas necessárias. O sono ou o consumo de drogas e álcool, por exemplo, são capazes de diminuir o reflexo do motorista — bem como afetar o seu raciocínio, a sua coordenação motora e, até mesmo, a sua capacidade de julgamento.


3. Evite o uso de celular

Não é por acaso que os celulares estão na mira das campanhas de acidentes de trânsito: o uso do aparelho ao volante diminui drasticamente a atenção que o condutor dá ao ato de dirigir e tudo o que está envolvido nele, como acompanhar os retrovisores, dar a seta e se manter de olho no que os outros veículos estão fazendo.

A situação é ainda mais grave em relação às mensagens de texto, já que é preciso desviar a atenção dos olhos para a tela. Ainda que por uma fração de segundo, esse descuido pode ser fatal.


4. Mantenha uma distância segura

Manter uma distância segura do veículo da frente é uma atitude que ajuda a evitar acidentes graves e também multas. Afinal, é fundamental que haja um espaço entre os carros para que o de trás possa frear com segurança, caso o da frente se veja obrigado a parar ou desviar de algum obstáculo.

Para calcular essa distância segura, existe a regra clássica dos dois segundos, mas ela não deve ser sempre uma lei, já que diversos fatores podem influenciar o tempo de resposta do condutor e do próprio carro, como luminosidade, chuva etc.


No trânsito, tenha paciência e tome cuidado

Como você viu, um acidente de trânsito pode surgir de um simples descuido ou, até mesmo, da pressa. Mas seguir as leis de trânsito e respeitar o seu espaço e o das outras pessoas que também fazem parte desse trânsito é a forma mais segura de chegar onde você precisa. A direção defensiva é uma importante aliada de todas as pessoas que fazem parte do transito.


Atente -se as medidas preventivas no transito, assim como os cuidados com sua saúde.

Fonte: Vida Saudável




009.png
bottom of page