top of page

Lupús - Doença rara, podendo afetar orgãos internos e a pele.

Lupús é uma doença rara, autoimune, onde o sistema imunológico reage atacando as células. Podendo afetar, causando danos aos órgãos internos (rins, pulmão, coração e cérebro), articulações ou somente a pele.

Por se tratar de uma doença crônica, é importante o tratamento contínuo e monotorização para avaliar a atividade da doença.

Os sintomas se manifestam de acordo com o órgão afetado, isso ás vezes, retarda o diagnóstico.

Na pele, apresenta sensibilidade ao sol, nas áreas expostas, como face, colo e braços. Manchas vermelhas que podem descamar e deixar cicatrizes.

É comum haver dor nas articulações, mal estar, perda de apetite e peso. Em casos que afetam os órgãos internos, podem haver dor e dificuldade para respirar, redução dos funcionamentos dos rins, desmaios, convulsões e trombose.

As diferentes formas de lúpus demandam diferentes formas de tratamento. Sendo necessários, em alguns casos, uma equipe multidisciplinar como reumatologista, neurologista, nefrologista, pneumologista e dermatologista.

A doença ocorre por pré disposição genética, não havendo medidas específicas de prevenção.

Porém, o diagnóstico e inicio do tratamento precoce levam a menores danos no organismo.

A Gravidez pode levar a piora do Lúpus em metade das pacientes, além de oferecer risco de aborto. Até que a doença esteja adequadamente controlada, a gestação deve ser adiada.

UNIVIDA TRATANDO VOCÊ COM AMOR!


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.


009.png
bottom of page